Como motivar as lideranças da igreja no final de ano

Estamos chegando ao final de mais um ano e como todos os anos, essa época parece ser de cansaço e de desânimo para muitas lideranças na igreja, fazendo com que muitos pastores tenham uma preocupação de como manter motivados e engajados os ministérios e equipes existentes na igreja para o ano seguinte.

Nessa período de ano, ainda existe um outro fator que pode ser bem desanimador para muitos pastores. É que muitas pessoas já estão programadas para viajar, tanto os membros quanto os líderes, podem se envolver em  outras atividades que não estão relacionadas com o ambiente da igreja, podendo não participar das programações de fim de ano da congregação, causando um desfalque nas atividades.

Líderes de células, de ministério de louvor, de comunicação, de missão, dentre tantos outros ministérios precisam ser motivados para que continuem realizando o serviço em prol do evangelho.

Quando tudo parece estagnado demais, e quando não temos os frutos almejados, a vontade de desistir parece ser maior do que a de continuar trabalhando para o crescimento e edificação das nossas igrejas.

Mas não precisa ser assim. O Apóstolo Paulo nos exorta em Filipenses 3:13-14 para nos esquecermos do que fica para trás e continuar avançando para as coisas que estão adiante.

Então, é hora de olhar para frente e ver que há muitas possibilidades diante de um novo ano que vai se iniciar. E se a sua liderança ainda não se reuniu para analisar o andamento das atividades da igreja durante esse período e para o alinhamento de um novo planejamento para o ano seguinte, essa é a hora!

Ouça as lideranças

Fazer uma reunião é muito importante para alinhar, objetivos, metas e os caminhos que serão traçados para alcançá-los. No final do ano elas são primordiais para que os demais líderes possam planejar, contarem suas experiências, rever suas práticas, apontarem os principais problemas e etc. ou seja, é ideal fazer um balanço de tudo o que ocorreu durante o ano.

Marque uma reunião de liderança com um ambiente dinâmico e para que todos possam participar se sentindo à vontade para dar seu feedback, opinar, planejar e onde sintam que podem contar com total apoio para os próximos passos no ano seguinte.

De olho no planejamento

Fazer um planejamento é antecipar os passos e as medidas necessárias para as ações da sua congregação.

Se sua igreja trabalha com tema do ano, é o momento de incluí-la no planejamento, assim a igreja vai poder contar com um cronograma, mesmo que com algumas adaptações, ou mudanças.

Esse planejamento é essencial para que os líderes continuem motivados e estejam comprometidos com os trabalhos da igreja. 

Mantenha-os informados

Os líderes, normalmente são os primeiros a serem informados sobre a agenda da igreja, afinal, eles precisam estar cientes sobre suas responsabilidades em determinadas atividades da congregação.

Com uma agenda atualizada, fica mais fácil se programar para cada evento que ocorre durante o ano. Isso passa uma melhor segurança para o preparo. 

Uma boa comunicação edifica a vida das pessoas. Manter os líderes sempre informados das suas respectivas atividades e afazeres, assim como sobre todo o plano de ações para a igreja, evita que o trabalho se torne descentralizado.

Por falta de comunicação e organização, muitas informações importantes podem ser negligenciadas e sua igreja deixa de promover boas experiências para as pessoas, o que pode desmotivar muitos líderes a continuar realizando seu trabalho.

Organize uma confraternização para as lideranças

Todo final de ano é repleto de confraternizações, pois é um tempo que nos aproxima mais das pessoas, nos fazendo desejar estar em comunhão.

Dessa forma, promova este evento para aproximar mais todos os líderes, para que estimule os relacionamentos uns com os outros, a fim de trocar as experiências, compartilhar seus desafios durante todo o ano e o que fizeram para superar.

Este momento é ótimo para motivá-los e engajá-los para o ano seguinte.

Reconheça e elogie seus esforços

Sabemos que todo o mérito pelo trabalho na igreja e toda a glória é para o Senhor, mas devemos honrar os nossos irmãos reconhecendo seus esforços e divulgando suas conquistas.

Resultados positivos empolgam e estimulam as pessoas a fazer parte do serviço e de todo o processo.

Aproveite a ocasião da confraternização, para homenageá-los. Isso pode ser feito também durante o culto da virada para agradecer cada líder pelos seus esforços durante o ano.

Sempre reconheça e agradeça a todos pelo empenho, disponibilidade e dedicação, mas lembre-se de reforçar que a verdadeira recompensa e reconhecimento vem do alto e que nenhum líder compete com outro a fim de comprovar quem é o melhor.

Conte com o enuves para uma boa gestão e comunicação da sua igreja durante todo o ano com uma plataforma completa!

Pronto para começar 2023 tendo uma boa gestão da sua igreja com o enuves?

Comece agora mesmo a pôr a sua igreja em ordem. Cadastre sua instituição gratuitamente e já comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique a vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta