Planejamento da igreja para 2023

Estamos na reta final de mais um ano e os planos para um novo ano já começam a surgir. Afinal, é preciso planejar bem nossas ações, para alcançar nossos objetivos.

Nessa época, muitos pastores, tendem a estar cansados e em muitos casos, até desanimados diante de tantos os problemas enfrentados pela igreja durante todo o ano. Esses problemas podem estar relacionados a baixa no setor financeiro, falta de pessoas realmente comprometidas com a obra, desânimo dos membros para participar das programações e tantos outros fatores que levam muitos líderes a repensar sobre a maneira como estão gerindo a congregação.

Por isso, todos os procedimentos e decisões a serem tomadas precisam ser bem planejadas para que assim, possa haver um bom funcionamento e para alcançar os reais propósitos da congregação.

E com o enuves, as igrejas podem contar com total auxílio para alcançar seus propósitos com eficácia. Temos uma plataforma completa de gestão e comunicação para a sua igreja que além de te ajudar com muitos processos de gestão, ainda te ajuda com super dicas para o planejamento da sua igreja. 

Onde sua igreja está e onde quer chegar?

Essa é a primeira coisa que deve ser analisada, afinal, o foco está em elaborar um plano para chegar ao objetivo pretendido.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que permitirá definir o melhor caminho a ser seguido. É nele que os cenários são analisados, metas e ações são definidas, ou seja, é o conjunto de práticas e ações previamente bem analisadas visando o alcance dos objetivos.

Levar a igreja a prosperar implica em ter um bom planejamento de todos passos dados pela congregação e é para isso que o planejamento estratégico existe, para saber onde está, onde quer chegar, e o que será feito para chegar.

O que foi feito no ano anterior?

Esse momento servirá para refletir sobre o ano anterior e identificar quais os pontos que precisam ser melhorados e os que precisam ser descartados.

É muito importante que você tire um tempo para pensar e anotar todos os esforços, as conquistas e as perdas do ano anterior, assim também como aprendizados, falhas, os desafios e as ações que foram necessárias para vencê-los.

O início de qualquer planejamento para a sua igreja deve ser determinar o que ela tem de bom e o que ainda pode melhorar para que problemas, desafios e oportunidades sejam identificados.

Essa avaliação deve ser realizada com pastores, líderes e todos aqueles que realizam a gestão da igreja para que se faça um levantamento de todo o aprendizado, as experiências, os desafios e demais situações e ações realizadas durante o ano anterior.

Hora de planejar

Depois de definido onde sua igreja pretende chegar, é hora de elaborar um plano de ações baseado em um diagnóstico no qual, vai identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A liderança deve observar aquilo que impactará de forma negativa ou positiva a igreja e precisará contar com uma equipe disposta e comprometida para pensar em todo o plano de forma estratégica.

Sub Etapas do planejamento 

Alinhado com a missão, visão e valores da congregação, o plano de ações deve se basear nos problemas que precisam ser solucionados.

Os objetivos devem ser claros, e você deve estabelecer caminhos para que esses objetivos sejam atingidos. Por isso, trace metas.

As metas servem para qualquer instituição melhorar ainda mais a sua gestão. Procure estabelecer prazos, tenha um cronograma de ações e deixe todos que fazem parte da gestão cientes sobre a definição das suas metas.

Todo o processo de planejamento da sua igreja deve ser um procedimento contínuo, pois, conforme aparecem os resultados, você deverá usar essas informações para aperfeiçoar ainda mais os processos.

As igrejas, assim como as empresas, precisam de técnicas para uma melhor gestão. Então, você deve ter o costume de colocar no papel onde ela quer chegar daqui a alguns anos.

Defina o calendário anual onde você possa colocar os eventos e planos da igreja. Essa estruturação irá auxiliar os gestores na aplicação dos recursos e permitir que os membros dos ministérios saibam quais ações executar.

Se deseja ter sucesso em todos os processos da sua igreja, você precisa contar com um sistema com recursos que servirão como facilitadores para várias demandas da sua congregação.

Conte com o enuves em 2023 para uma melhor gestão da sua igreja. Não poderíamos deixar você sem uma direção, afinal a gestão de uma igreja é um assunto muito importante.

Por isso, estamos aqui para te lembrar que o enuves é uma plataforma que possui recursos bastante úteis para a gestão da sua igreja, auxiliando de modo com que o fluxo de trabalho seja mais atrativo e automatizado.

Organizar sua igreja nunca foi tão simples. Pronto para começar 2023 com mais eficácia na gestão e comunicação da sua igreja?

É só criar uma conta e pronto, já pode usar!

Conheça alguns dos nossos recursos:

Perfil do membro:

Com este recurso, o membro poderá visualizar e editar seus dados, além de ter acesso às suas contribuições financeiras.

Ou seja, você cadastra as pessoas da sua igreja e envia um link para que eles mesmo preencham o formulário com facilidade.

Congregações:

Aqui você poderá cadastrar diversas igrejas e gerenciá-las através de um único login com muita facilidade.

Você poderá trocar algumas palavras padrões do sistema para que se a deque a realidade da sua igreja.

Por exemplo, a palavra pessoas você troca por membros, grupos por célula, estudo por lição e etc.

Você terá um App gratuito para que os membros se conectem com sua igreja.

Células e grupos:

Com esse recurso você gerencia os grupos da sua igreja cadastrando informações detalhadas como Nome, Foto, Líderes Endereço, Localização, entre outros.

Os líderes possuem permissão para enviar um relatório de frequências detalhado marcando as pessoas presentes nas atividades.

Os grupos podem ser organizados por categorias e você terá diversos relatórios de grupos da sua igreja, por exemplo.

Ensino:

Estudos, escolas e turmas em um só lugar!

Você poderá criar grupos de acompanhamento pessoal. Assim, você poderá definir as pessoas que serão os líderes e as que serão acompanhadas.

Financeiro:

Gerencie todas as receitas e despesas e acompanhe relatórios detalhados.

Você pode cadastrar o tesoureiro para ter acesso restrito somente à esta área.

Você cria, edita e organiza as categorias de receitas e despesas, transferências entre contas, dizimos (você pode vincular ao cadastro dos membros).

Agenda:

Organize de maneira pública ou particular os eventos, reuniões, mural de avisos e anotações pessoais.

Todos serão notificados quando algum evento público estiver perto de acontecer.

Crie também eventos com inscrições e disponibilize o link de inscrição.

Mídia:

Crie álbuns e publique fotos e vídeos da sua igreja para que os membros possam acessar pelo aplicativo ou pelo site.

Você terá acesso a dezenas de modelos de documentos prontos para copiar, editar e imprimir (certificado de batismo, carta de recomendação) e poderá disponibilizar arquivos para download.

Contamos com uma equipe de suporte humanizado e dedicada para ajudar você com qualquer dificuldade.

Com todos esses e muitos outros recursos, não há dúvidas de que você precisa começar a gerir a sua igreja em 2023 com o enuves.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Estamos trabalhando constantemente para melhorar ainda mais a sua experiência.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta