Dicas para criar um planejamento financeiro para a sua igreja

O planejamento financeiro é essencial para garantir que as igrejas tenham recursos suficientes para realizar suas missões e alcançar suas metas. Ele permite que as igrejas estabeleçam objetivos financeiros a curto e longo prazo, alocar recursos de forma eficiente e garantir a estabilidade financeira. Além disso, o planejamento financeiro permite que as igrejas comuniquem sua situação financeira para a membresia para que lidem de forma eficaz com todas as questões. 

O planejamento financeiro também é importante para garantir a transparência e responsabilidade financeira das igrejas, e para ajudar a evitar problemas no futuro. Esse departamento pode ser bem difícil de lidar, mas com toda certeza, se houver um bom gerenciamento, o resultado será de mudanças positivas para as finanças da congregação.

Vamos te mostrar algumas dicas que podem deixar a área financeira da igreja muito mais organizada.

Tenha um único responsável pelas finanças 

Por ser uma das áreas da igreja bastante delicada e bastante desafiadora que exige muita atenção, um pastor com bastante trabalho e atarefado não vai poder dar conta de tudo e nem conseguir dedicar tempo para isso.

Mas é muito normal que em uma igreja pequena esse tipo de coisa aconteça, o que acaba sobrecarregando o pastor que não consegue conciliar as muitas outras responsabilidades da igreja.

O ideal, é que a liderança selecione alguém para esse trabalho e que seja de confiança, que tenha conhecimentos e muita dedicação para lidar com esse departamento.

Organize os custos e mantenha tudo atualizado 

É essencial que a igreja organize os recursos que entram e que saem. Atualizar todos os dados deve ser um hábito.

A liderança deve considerar gastos com água, luz, o espaço, instrumentos e cada aspecto que vá gerar um custo.  Sendo assim, sempre mantenha metas e objetivos estabelecidos e organizados para que as expectativas não sejam frustradas com gastos desnecessários. 

Ter todas as informações bem atualizadas, permite compreender com clareza quais as reais necessidades da igreja determinando se precisa de mais arrecadação ou não.

O importante é pensar sempre em todas as ações que serão realizadas antecipadamente.

Automatize os processos

A tecnologia vem se tornando uma grande aliada em muitos processos no dia a dia e com a igreja não é diferente. Sem uma boa gestão de tesouraria na igreja o fracasso ministerial é certo. Por isso, a igreja deve pensar em recursos tecnológicos que auxiliem na gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério.

Gerencie todas as receitas e despesas e acompanhe relatórios detalhados com a nossa plataforma enuves. Nosso módulo financeiro é amplo e oferece ótimas possibilidades de gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério. 

Você cria, edita e organiza as categorias de receitas e despesas, dízimos, transferências entre outras contas. Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Envolva as lideranças

A liderança dos diversos ministérios que existem na igreja devem estar cientes da situação financeira da igreja. 

O planejamento deve incluir orçamentos para cada área da igreja. Afinal, para que os diversos ministérios façam seu trabalho e cumpram seu propósito, essas definições devem entrar em consenso e isso se faz estando em conjunto.

Dessa forma, ficará mais fácil definir o que precisa ser feito, quanto deve ser investido, se é necessário realizar novos eventos e quando será o momento de poupar.

Todas as ações da igreja, precisam ser bem planejadas, principalmente a parte financeira da igreja, para que assim, possa haver um bom funcionamento e para alcançar os reais propósitos da congregação.

Com o enuves as igrejas podem contar com total auxílio para alcançar seus propósitos com eficácia. Temos uma plataforma completa de gestão e comunicação para a sua igreja que além de te ajudar com muitos processos de gestão, ainda te auxilia com super dicas em muitos processos da sua igreja.

Convidamos você a cadastrar sua igreja e já começar a usar de todas as nossas funcionalidades.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta