Como organizar um retiro incrível na sua igreja

Retiros nas igrejas são eventos que normalmente são organizados para ajudar os membros da congregação a se conectarem com sua fé e aprofundarem seu relacionamento com Deus. 

Geralmente esse evento é voltado para os jovens da congregação sendo realizado durante o período de carnaval ou em algum mês específico do ano. Muitas igrejas aproveitam esses retiros espirituais, para sair um pouco das suas rotinas turbulentas e se desligar um pouco de suas atividades.

Por um período de quatro a cinco dias, ou até mesmo em um fim de semana, este evento pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar um momento de comunhão com toda a igreja em um local que seja acolhedor e divertido.

Mas, e aí? Sua igreja tem o costume de realizar retiros?

Vamos falar aqui neste post sobre a organização de um retiro. Se sua igreja não costuma realizar esse evento, mas pensa em começar, confira algumas dicas que podem te auxiliar.

Defina o Objetivo:

Antes de começar a planejar o retiro, é importante ter claro qual é o objetivo que sua igreja pretende alcançar com esse evento. Os objetivos mais comuns dos retiros, são: aprofundar a relação com Deus, discutir um tema específico, ou promover a comunidade entre os membros da igreja. 

Geralmente, esse objetivo está atrelado ao tema que irá direcionar as ações para a programação, como: palestras, gincanas e outros, dando um propósito ao retiro.

Defina uma data e um local para o retiro

Com uma data definida que seja conveniente para a maioria dos membros da igreja, é hora da escolha de um local que de preferência seja amplo como chácaras, sítios ou até mesmo escolas que acomode todos que estarão participando. É muito importante que o local tenha banheiros, dormitórios, espaço para cultos, área para o lazer, para as refeições e etc.

Desenvolva um tema para o retiro

É o tema que ajudará a guiar o programa e dará propósito ao retiro. Ele auxiliará a montar o cronograma de pregações e estudos que normalmente acontecem durante os dias de retiro.

Escolha um tema que seja atraente, que motive os membros a participar e que envolva as pessoas no assunto que irá ser discutido.

Defina a equipe organizadora

Escolha entre os jovens  aqueles que mais se destacam quando o assunto é organização e programação. Aqueles que se demonstram mais envolvidos com os trabalhos da igreja e geralmente são mais dedicados, mas não deixe de envolver os outros jovens na preparação. Deixe que eles ajudem na organização do programa, na escolha de atividades e na decoração. 

Orçamento

Procure recursos para apoiar o retiro. A liderança deve pensar em quais são os recursos disponíveis para realização do retiro ou o quanto pretende arrecadar para que seja possível arcar com todos os custos que envolvem este evento. Esse orçamento deve ser muito bem administrado e com muita cautela.

Quando se pretende realizar um retiro na igreja, deve-se pensar nos gastos que vão ter no decorrer deste evento, como alimentação, decoração, aluguel de local e até mesmo aluguel de transporte para levar as pessoas para o local, produtos de higiene para limpeza e banheiros, recursos materiais necessários para as atividades e etc.

Os líderes devem buscar contribuições financeiras e até mesmo incentivar os jovens a realizar campanhas de arrecadações, ajudando a supervisionar todas as ações.

Ao definir quanto deverá ser arrecadado, pense em uma taxa de inscrição. Esse valor deverá ser usado para custear várias demandas durante os dias do retiro, principalmente a alimentação.

Planeje a programação

Crie uma programação detalhada que inclua atividades como oração, meditação, estudo da Bíblia e todas as outras atividades relacionadas à espiritualidade.

Certifique-se de que haja tempo suficiente para as atividades planejadas, mas também tempo livre para que os participantes possam ter lazer como dinâmicas atividades interessantes, tais como jogos, música, oficinas e discussões, gincanas para socializar uns com os outros, mantendo assim a comunhão entre todos.

Escolha os palestrantes

Escolha pastores e líderes qualificados para liderar as atividades do retiro. Certifique-se de que eles tenham a experiência e habilidades necessárias para guiar as pregações e estudos bíblicos para os participantes em sua jornada espiritual.

Divulgue o retiro

Divulgue o retiro para os membros da igreja, incluindo informações sobre data, local, programação, e custos. Certifique-se de que há alguém da comunicação da igreja que possa fazer este trabalho de divulgação das inscrições e como se inscrever e o que é necessário para participar. É muito importante ter uma divulgação nas redes sociais da sua igreja para alcançar mais pessoas.

Ofereça refeições nutritivas e saudáveis.

Prepare uma equipe para ficar no comando da cozinha nestes dias, veja a quantidade de pessoas e faça orçamento de todas as refeições desse período.

Busque saber se há pessoas com restrições alimentares, com algum tipo de intolerância e se for o caso, veja a possibilidade de haver opções vegetarianas e sem glúten.

Certifique-se de que os jovens se sintam seguros.

Tenha um plano para eventualidades em casos de imprevistos, como mau tempo ou problemas de saúde. Tenha um plano de emergências e regras claras e certifique-se de que os líderes estejam cientes de quaisquer questões de saúde, segurança e comportamento.

Acompanhamento e avaliação:

Depois do retiro, faça uma avaliação para saber se os objetivos foram alcançados e o que pode ser melhorado para os próximos eventos.

E aí, anotou tudinho? Esperamos que essas dicas ajudem você a criar um retiro de jovens memorável e significativo na sua igreja! 

E para organizar as inscrições do seu retiro, o enuves tem a aba de eventos que você pode cadastrar e compartilhar o link com todos os membros e você ainda acompanha todo o processo das inscrições, tudo de forma online!

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. Nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *