O que faz as pessoas frequentar uma igreja?

Você alguma vez já teve a curiosidade de entender o que leva as pessoas a ir às igrejas? As pessoas frequentam igrejas por vários motivos e razões, incluindo a busca por um sentido para a vida, uma comunidade de apoio, orientação, moral e espiritual, e para adorar a Deus.

Algumas pessoas também vão à igreja como uma forma de se conectar com outras pessoas, enquanto outras a encontram como um lugar para encontrar paz e conforto em tempos difíceis. Ou seja, as igrejas desempenham um papel importante na vida de muitas pessoas, fornecendo uma fonte de significado, comunidade e apoio emocional.

A Bíblia nos fala sobre a importância de frequentar uma igreja. Jesus ia ao templo por ser casa de oração. Ele mesmo diz em Mateus 21:13 

“A minha casa será chamada casa de oração”.

E em Hebreus 10:25 está escrito: 

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o dia”.

Existe um vídeo muito interessante do Adam McLaughlin, mentor na área de marketing e publicidade, que apresenta quatro motivações que levam as pessoas a ir a uma igreja, e elas são chamadas de 4 C:

Compulsão

Algumas pessoas se sentem obrigadas a frequentar uma igreja por medo de estar fora de um movimento. Elas vão à igreja para agradar outras pessoas, ou até mesmo para não perder sua benção espiritual.

Curiosidade

Por receber uma mensagem impactante que leve o nome de determinada igreja, por algum veículo de comunicação, ou até mesmo por outras pessoas, muitos podem querer entender melhor o que acontece naquela igreja.

Comunidade 

Muitas pessoas vão à igreja para fazer parte de uma comunidade, para fazer amizades, conversar e estar inseridas no convívio social.

Comprometimento

Por último, temos as pessoas que realmente entendem e vivem a visão e os valores da igreja. Entendem que ir à igreja é entender todo o contexto da fé e da espiritualidade. Elas são seguidoras fiéis de Jesus Cristo que estão verdadeiramente comprometidas e em missão de comunhão e de viver a Palavra de Deus.

Esses motivos apresentados acima por Adam McLaughlin nos dão mais ou menos um senso de direção quando o assunto é mapear a audiência de uma igreja para pensar como devemos criar ações que estimulem as pessoas a ir à igreja e levá-las a um nível onde a maior motivação seja o verdadeiro compromisso.

É claro que existem muitos outros motivos que as pessoas apresentam para frequentar uma igreja, como por exemplo, a espiritualidade, a adoração, tradição, busca por consolo, orientação espiritual e tantos outros.

Mas, e na sua igreja, quais ações são importantes para manter as pessoas frequentando a congregação?

Não se esqueça que além de ter estratégias que devem ser importantes para manter quem já é frequente, a igreja deve também pensar naqueles que visitam.

Quando uma pessoa está visitando nossa igreja ela pode levar poucos minutos para decidir se vai retornar ou não. Então, sempre o que vai valer é a primeira impressão. A primeira abordagem deve ser pensada de forma que comunique o que somos e o que fazemos de forma gentil e acolhedora.

Pensando nisso a plataforma enuves disponibiliza de um recurso chamado Formulários, com esse recurso você poderá criar uma ficha de visitante para colher dados importantes como nome e telefone para que possam entrar em contato após o culto e iniciar um relacionamento entre igreja e visitantes.

Além do formulários temos a aba de Acompanhamento Pessoal onde após o visitante tomar a sua decisão de se tornar membro, ele pode entrar em uma turma de discipulado para iniciar os estudos para a sua nova jornada com Cristo.

O enuves é um sistema que ajuda a sua igreja a se manter organizada no campo digital. Acesse enuves.com e comece a usar hoje mesmo.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

  1. Na igreja digital vai ajudar muitas pessoas a conectar com a Bíblia conhecendo com as aulas com conhecimento compartilhar testemunho levar alimento espiritual para todos e o conhecimento do filho de Deus que o senhor Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.