Organize o financeiro da igreja com essas dicas

Trabalhar no setor financeiro de uma igreja não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas não querem desempenhar essa função, muitas vezes por não saberem por onde começar a administrar essa área.

Vamos dar algumas dicas para você que está nessa área ou deseja ajudar sua igreja a se manter organizada nesse setor.

Tenha um Sistema de Gestão

Ter um sistema de gestão é fundamental para quem busca organizar as informações da igreja. Através de uma plataforma de gestão, é possível ter o controle fácil e eficiente de todos os dados da instituição, como cadastramento de pessoas, células, finanças, agenda e várias outras informações.

Separe por departamento

Com uma plataforma em mãos, é interessante preencher as informações por departamentos, colocando cada área no seu devido lugar. Na maioria dos sistemas, existem diversos módulos que facilitam a organização por categorias. Dessa forma, será possível obter as informações desejadas de maneira mais rápida e prática.

Controle Receitas e Despesas

Muitas igrejas lidam com questões financeiras, e a entrada e saída de dinheiro podem ser confusas ao fazer o levantamento e o fechamento de caixa. Com um sistema em mãos, é possível organizar toda a parte de tesouraria da igreja, separando todas as receitas e despesas. Dessa forma, no final, será possível obter valores precisos e gráficos que ajudarão a ter controle de toda a área financeira da sua igreja.

Separe por categorias as Receitas e Despesas

Essa é uma ótima sugestão para evitar perder o controle das contas. Você pode criar várias categorias de receitas e despesas e lançar os valores correspondentes separadamente para cada uma delas quando necessário. Com isso, você terá facilidade em compreender cada valor que entra ou sai da sua igreja na hora de fechar o caixa.


Bom, essas são algumas dicas muito simples, mas que, se você colocar em prática na sua instituição, farão toda a diferença. Afinal, todos procuram sempre um jeito de simplificar e descomplicar quando o assunto é o financeiro da igreja.


E falando em financeiro de igreja, nós temos uma plataforma que oferece todos esses recursos e muito mais. Quando se trata de questões financeiras, procuramos algo que facilite o processo. O Enuves é uma plataforma simples que desempenha um papel fundamental na organização da igreja. Com o Enuves, você poderá deixar o setor financeiro da igreja muito mais organizado, obtendo diversos gráficos para acompanhar o crescimento e o andamento da situação financeira. Se você deseja conhecer e usar essa plataforma, acesse o site enuves.com ou baixe o aplicativo Enuves, cadastre a sua igreja e comece a colocar em prática todas as dicas mencionadas neste post.

Josiane Ribeiro
Josiane Ribeiro
Artigos: 46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.