Dicas para líderes de células e pequenos grupos da igreja

Células ou pequenos grupos, são grupos de pessoas que se reúnem por semana em ambientes separados, de preferência nas casas, para aplicarem estudos bíblicos e aprofundar a comunhão entre os irmãos, com o principal objetivo de ganhar vidas para o Reino de Deus. Muitos são os desafios dos líderes de células ou pequenos grupos. Aqui estão algumas dicas para líderes de pequenos grupos da igreja.

1. Estude a palavra de Deus

O líder precisa ser alguém que tenha tempo de qualidade com Deus e estude a palavra, aprofunde seu relacionamento com Deus, afinal estará lidando diretamente com pessoas. Explore passagens junto com seus liderados, incentive perguntas e discussões e aplique os princípios bíblicos à vida cotidiana.

2. Esteja atento às necessidades dos membros

O líder precisa estabelecer relacionamento com seus liderados, conhecê-los individualmente e estar atento às suas necessidades espirituais, emocionais e práticas. Oferecendo suporte e encorajamento quando necessário.

3. Mantenha a confidencialidade

O líder precisa estabelecer a confidencialidade do grupo, ou seja, os membros precisam se sentir seguros para que assim possam compartilhar suas lutas, seus medos, suas vitórias sem medo de julgamentos.

4. Ore e promova a Oração

A oração precisa ser o centro das atividades do grupo, estabeleça e encoraja seus liderados a estarem sempre orando, promova sempre um momento de oração e entrega nos momentos dos encontros, incentivando-os sempre a ter uma vida de oração.

5. Estabeleça expectativas claras

O líder precisa definir claramente os objetivos do grupo, mantenha uma linguagem clara, estabeleça metas e encoraje os liderados a abraçar as ideias, pois a maioria delas o objetivo é ganhar vidas e consolidá-las no Reino.

6. Promova o desenvolvimento pessoal

Todo líder precisa desenvolver seus liderados para que estes cresçam espiritualmente e estejam preparados para assumir seus próprios grupos mais a frente, então ajude-os oferecendo recursos como livros, artigos, ministrações, coisas que ajudem eles a enriquecer a sua jornada espiritual

7. Esteja disponível

O líder precisa estar disponível e aberto a conversas individuais fora das reuniões regulares, pois muitos membros tem essa necessidade de conversar, muitas vezes para se abrir e pedir aconselhamento, então o líder precisa ser alguém disposto a ouvir.

8. Planeje atividades

Além das reuniões que já acontecem regulamente, o líder pode promover juntamente com seu grupo, diversas atividades diferentes como: passeios, almoços, entre outros, pequenas atividades que estabeleçam e criem laços de amizade entre os membros e a liderança.

Liderar grupos de células nas igrejas, é um ministério incrivelmente importante, pois traz um grande impacto na vida das pessoas e ajuda a igreja a crescer e desenvolver pessoas no Reino de Deus. Ao seguir essas dicas, você estará contribuindo para o crescimento espiritual e o fortalecimento da comunidade em sua igreja local.

Falando em grupos, você já conhece a plataforma enuves? O enuves é uma plataforma completa para gestão e comunicação da sua igreja. O módulo de grupos é uma função do enuves exclusiva para igrejas que trabalham com células e pequenos grupos, nesse recurso você consegue cadastrar todos os grupos da igreja, com líderes e membros. Além de enviar frequências ter diversos relatórios para acompanhar o desenvolvimento de cada grupo da igreja. Baixe o APP enuves ou acesse o site enuves.com cadastre a sua igreja e comece a usar.

Josiane Ribeiro
Josiane Ribeiro
Artigos: 38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *