Tipos de conteúdos para postar nas redes sociais da igreja

Não há dúvidas de que os esforços da igreja em evangelismo tradicionais já não geram tantos resultados como antes. 

Isso porque as pessoas mudaram sua forma de interagir, a sociedade está cada vez mais conectada e não podemos ignorar isso.

Sabemos que com o crescimento das redes sociais, fica mais acessível discipular pessoas em qualquer lugar do mundo. Isso porque as redes sociais possuem muitas ferramentas que ajudam a propagar a palavra de Deus.

No entanto, você precisa entender como trabalhar com as redes sociais. Então, pesquise e se inspire com quem já está fazendo coisas interessantes e muito legais. 

Há muitas contas que já trabalham com as redes sociais para promover a mensagem do evangelho, inclusive igrejas que usam bastante a criatividade como estratégica para o avanço do Reino de Deus.

Portanto, observe os padrões, a qualidade das imagens e principalmente suas estratégias.

Existem diversas formas da igreja utilizar a força das redes sociais para transmitir a imagem da instituição e sua mensagem.

Mas afinal, o que postar nas redes sociais da sua igreja?

Planejar o que postar nas redes sociais da igreja pode ser um constante dilema. A criatividade pode variar de zero ideias para centenas de ideias que não se comunicam entre si.

Sem falar que manter uma constância de bons conteúdos nas redes sociais nem sempre é uma tarefa simples.

Vamos aos tipos de conteúdos que você pode utilizar nas redes sociais da sua igreja:

Visão, Missão e Valores

Este é um dos pontos no qual a igreja não se atenta muito na hora da criação de conteúdo. Vemos muita divulgação de eventos, muitas fotos, mas quase nada sobre esses três pontos.

Mostre às pessoas qual é a visão, qual é a missão e quais são seus valores da sua igreja. Por exemplo, se sua igreja  tem uma visão missionária, conte a história dos fundadores, o porquê dessa visão, contando histórias de missionários, mostrando projetos missionários que a sua igreja faz ou  apoia e etc.

Deixe sempre claro qual é a cultura da sua igreja.

E por mais que você já tenha feito isso, faça de tempos em tempos de e diferentes formas, para reforçar a sua cultura, pois sempre terão novos seguidores e pessoas que não viram suas publicações antigas.

Resumo da pregação

Durante a pregação, grave ou anote os pontos mais importantes que o pregador estiver falando.

Você pode pegar frases marcantes da pregação do domingo e fazer uma arte ou pode pegar o tema da pregação  e criar vários conteúdos que se relacionam com a ideia principal do que foi falado

Devocionais, versículos e frases do dia

Faça artes com versículos. Por exemplo, publique versículo do dia. Pesquise frases de escritores cristãos para publicar também.

Você pode criar temas para fazer devocionais. Além de edificar a vida dos seus membros, ainda mantêm o engajamento dos seus seguidores.

Anote tudo que você ler na Bíblia que poderá servir como inspiração para o conteúdo.

Há muitas ferramentas online que permitem gerenciar seus projetos e agendar suas publicações. Assim, você terá tudo facilmente selecionado.

Fotos e vídeos de cultos e eventos

Crie um banco de imagens e vídeos da própria igreja. Mas, fique atento no que cada imagem transmite.

Tire fotos de detalhes da sua igreja. Tem um piano? Tire fotos dele, das teclas…

Tire fotos das árvores ao redor de sua igreja, do clima, de um detalhe do templo… As pessoas vão amar reconhecer esses detalhes!

Ou seja, as pessoas interagem bem mais com vídeos ou fotos. Então, aproveite para publicar os momentos mais bonitos da reunião da igreja que foram registrados ao longo da semana.

Por exemplo, você pode tirar foto do preletor com a frase dita por ele na legenda da publicação; trecho em vídeo da mensagem; arte com a frase escolhida e etc.

Programação da igreja

Se sua igreja realiza muitas atividades durante a semana, aproveite para divulgar todos esses eventos.

Certamente é uma oportunidade de mostrar o que sua igreja tem feito e de incentivar as pessoas a visitar sua congregação. Além de servir de inspiração para muitos.

Dicas de livros e filmes

Ler é sempre uma experiência engrandecedora. Você pode incentivar seus seguidores a descobrir novos caminhos e novas formas de edificar a vida através da leitura.

Há uma infinidade de livros que são de grande valor para a nossa vida cristã que ajudam na compreensão dos exemplos de fé, amor ao próximo e conexão com Deus.

Portanto, você pode pode sugerir assim também como pode pedir indicações.

Dicas de leitura da Bíblia

Muitos cristãos querem aprender como ler a Bíblia de forma que consiga absorver seus ensinamentos e se conectar com Deus.

Você pode criar um plano de leitura da Bíblia e publicar para seus seguidores. 

Outra ideia bem legal é dar dicas de como se deve ler a Bíblia.

Por exemplo, você pode sugerir a memorização de versículos, anotações sobre as principais dúvidas e etc. ou pode dar dicas de como aproveitar melhor este momento tão precioso.

Playlist da sua igreja

Crie uma playlist das músicas mais tocadas em sua igreja e sua igreja tiver músicas autorais do ministério de louvor é muito bom divulgar essas músicas para que se tornem conhecidas.

Convide as pessoas para ouvirem a playlist e contribuírem com sugestões.

Causas e ações sociais que a igreja promove

As igrejas são conhecidas por promover projetos sociais que ajudam a melhorar a vida de pessoas que passam por problemas de falta de assistência.

Se sua igreja realiza esse tipo de trabalho, divulgue fotos e vídeos desses projetos.

Além disso, você pode dar dicas também de como iniciar uma ação social na igreja para que outras pessoas se inspirem e possam aplicar na igreja delas.

Curiosidades Bíblicas 

Crie posts com curiosidades de personagens bíblicos, curiosidades sobre a época em que foi escrito algum livro específico da Bíblia.

Você pode criar uma publicação que desperte a curiosidade dos seus seguidores usando um simples: Você sabia?

Estudos Bíblicos

Converse com seus líderes sobre um estudo que servirá para um post. Faça um resumo e crie a arte com a frase tema do estudo.

Essas publicações poderão servir para ensinar seus seguidores sobre algum assunto específico. Além disso, servirá para edificá-los também.

Para finalizar, lembre-se de ter em mente que TODOS, especialmente os de fora da igreja precisam ser alcançados por seus conteúdos.

Acima de tudo, esteja sempre atento à pontuação, acentuação, revise seus textos, corrija-os.

E por mais que pareça difícil criar conteúdos, não desanime. Esta é uma tarefa que requer dedicação e constância.

Não se frustre se nas primeiras vezes ninguém interagir, continue criando conteúdo interativo e fazendo perguntas, pois em algum momento as pessoas vão participar.

Esperamos que essa leitura seja proveitosa para você e que você consiga aplicar essas dicas na sua criação de conteúdo para as redes sociais da sua igreja.

Deus o abençoe.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.