Salvando Vidas: como utilizar as mídias digitais para alcançar vidas.

A missão da igreja é comunicar o evangelho a todos os povos para que vivam os valores do Reino de Deus.

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15

A comunicação do Evangelho acontece, antes de tudo, através de palavras, gestos e atitudes de cada discípulo de Jesus. Mas não há meio mais transformador de evangelizar do que através da sua própria vida. Se sua vida refletir sobre a vida de Cristo, com certeza, aí está o seu maior instrumento de evangelização.

Mas em vista de maior eficiência na propagação do evangelho, a igreja não deve descartar o uso dos mais variados instrumentos técnicos disponíveis em nosso tempo.

No tempo da pandemia da Covid-19, as comunidades virtuais se fortaleceram. Por causa do isolamento social, milhões de cristãos mantiveram a comunhão e seu vínculo através das redes sociais.

Isso intensificou o compartilhamento de conteúdo religioso de interesse comum com experiências pastorais, trechos bíblicos, orações, mensagens da palavra de Deus, entre outras coisas que talvez pessoalmente não conseguimos fazer, pois pela internet conseguimos alcançar pessoas em vários lugares que no método tradicional isso  não seria possível. 

Por isso, a  igreja precisa buscar formas de como caminhar no ambiente digital, pois onde as pessoas estão, ali a igreja precisa estar. Um clique e a pessoa se encontra no fundo de um poço, como também através de um clique surge uma esperança, é aí que a igreja entra em ação. 

Se até Jesus criou formas estratégicas em parábolas para falar com as pessoas, caminhava bastante para chegar até elas, porque a igreja hoje não faria o mesmo? 

Criando, inovando e se reconstruindo para alcançar vidas para o reino?

Redes sociais, blogs e comunidades são possíveis lugares de evangelização na internet. Lugares onde você pode tocar várias vidas com a mensagem de Cristo.

⁣Apesar de não ser presencial, o evangelizar pela internet pode ser muito eficaz e abrangente.

Vamos pontuar formas positivas e ampla na qual sua igreja pode utilizar os meios digitais e chegar bem rapidinho na vida das pessoas:⁣

⁣Redes Sociais 

Aqui é onde a igreja pode encontrar  mais pessoas que estão 24 horas no WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e outros

A igreja pode fazer campanhas para todos os membros como postar um versículo por dia nas redes sociais por exemplo.

Os membros podem colocar frases bíblicas de interação e novidades da igreja para que as pessoas fiquem curiosas em visitar.

Criar uma estratégia nas redes digitais e lançar uma caixinha de perguntas nol instagram ou até mesmo enviar em seus contatos a frase: ” posso orar por você?” é bem interessante, afinal, quem não gostaria de uma forcinha através da oração?

Audiobooks 

Se a sua  igreja tem vários cursos, estes poderão  transformar-se em audiobooks facilitando o acesso para as pessoas, dessa maneira a palavra de Deus chega para aquelas que não tem muito o costume de ler e sim de ouvir. 

Campanhas

As campanhas são uma maneira muito eficaz para chegar nas pessoas na qual nós não conseguimos ter acesso, é possível alcançar multidões através de um só clique. Sim, longe ou perto anunciar o evangelho já não é barreira alguma. 

A comunicação da igreja pode fazer um anúncio bem elaborado e  segmentado para alcançar as pessoas de forma mais direta.

Você pode pegar um pedaço da pregação e fazer um vídeo curto convidando para um tal evento, uma frase impactante, imagem bem emocionante da igreja, canções ou uma chamada para uma visita à igreja. Coloque uma ação com um botão para que a pessoa possa clicar e ser direcionada ao um contato da igreja para que ela possa saber mais.

As campanhas são um meio para que as empresas captem mais clientes, então, porque não usufruir dessa estratégia para alcançar vidas? Pense nisso. 

Vídeos, Podcasts, E-books⁣, Fotos⁣, Aplicativos, Sites⁣, Grupos on-line⁣, Artigos⁣, Documentários ⁣e testemunhos são alguns meios que encontramos para levar o reino de Deus para vida das pessoas que precisam mas não sabe.⁣

Pode-se dizer que, a igreja consegue chegar através da tecnologia onde antes tudo era quase inalcançável. Hoje a caminhada para alcançar pessoas através das redes sociais é curta mas o trajeto é longo e cauteloso.

Tenha em mente que Jesus morreu por você, morte de cruz, para te livrar do pecado. Jesus sofreu por todos nós. Então, demonstre que Jesus habita em você, e que a luz de Cristo resplandece em você em todos os lugares e também na internet.

Produza seus próprios conteúdos, por exemplo, quando estiver lendo a Bíblia, se ver um versículo interessante, post e compartilhe, se tiver vontade post até mesmo a sua opinião sobre aquele versículo.

Conteúdo bom de ser lido e compartilhado é o original. Essa é a chave. Invista tempo em aprimorar os conteúdos que você cria. Quanto melhor, mais vidas podem ser transformadas e mais pessoas poderão ser salvas pela pregação via web.

O evangelismo digital é uma poderosa ferramenta para guiar mais pessoas a conhecer e amar a Cristo.

As igrejas poderão prosperar nesse meio, entendendo que o digital não é uma ameaça, e sim, uma oportunidade e ferramenta para a evangelização.

Enfim, levar a palavra de Deus ao maior número de pessoas é possível através da tecnologia que expande a vida religiosa e enriquece a vida dos seguidores onde quer que eles estejam.

Clique aqui e veja também o nosso artigo sobre tipos de conteúdos para postar nas redes sociais da igreja.

Não deixe de conhecer o enuves e se cadastrar!

O enuves é uma plataforma de gestão totalmente completa para sua igreja.

Comece agora mesmo a pôr sua igreja em ordem com o nosso aplicativo de gestão facilitada e recursos que atendem às necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte. Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *