8 passos para organizar um evento na sua igreja

As modificações que enfrentamos na sociedade trazem para nossas igrejas diversas implicações em diferentes contextos.

Essas implicações acabam exigindo dos pastores e demais líderes de ministérios, diversas estratégias, para que o evangelho possa ser propagado para um maior número de pessoas de forma clara e simples.

Por isso, os eventos nas igrejas devem ser pensados como uma forma estratégica para atrair mais pessoas, ajudando a atingir os objetivos do evangelho, assim como fortalecer o compromisso dos que já estão na obra ou até mesmo atrair novos fiéis.

Existem diversas formas de como organizar um evento e sabemos que a dedicação e um bom planejamento são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de evento. Mas quando se trata de igrejas, algumas características podem ser bastantes diferentes.

Por isso, preparamos para você que é líder, pastor ou organizador, este artigo para te ajudar em como organizar um evento para a sua igreja.

É importante lembrar que de forma alguma os eventos substituem os cultos, uma vez que estes são a expressão coletiva de adoração a Deus, fortalecendo a comunhão como corpo completo da igreja.

Tenha um objetivo

A primeira coisa a se pensar é um objetivo. Defini-lo é o primeiro passo. Levante algumas questões para saber qual a verdadeira intenção do evento. Por exemplo: a intenção é arrecadar fundos? Divulgar ou lançar alguma novidade para a comunidade? Celebrar uma data importante da igreja?

Com o objetivo definido ficará mais fácil tomar todas as decisões para a organização do evento.

Defina o Público-alvo

Para facilitar a comunicação e definição de atividades do evento, você precisa saber com clareza qual será o público-alvo do evento. Cada evento tem uma proposta diferente, o que significa que não podemos nos comunicar com a mesma linguagem e as mesmas estratégias. Defina seu público e liste suas características.

Tenha um bom planejamento

Mesmo que o evento seja simples, é importante ter um planejamento. Eventos são complexos e exigem muita dedicação. Por isso, não deixe para última hora. Elabore um plano detalhado com tudo que seu evento irá precisar. Nele, deverá conter o objetivo a ser alcançado, orçamentos disponíveis para a produção, data e horário, o possível local de realização, a definição do público-alvo, providências técnicas, a divulgação e métodos para realizar as inscrições, caso seja necessário, e vários outros detalhes que envolvem a organização.

Com esse plano em mãos ficará bem mais fácil executar as ações e manter o controle durante o processo. 

Um bom planejamento irá facilitar cada etapa do processo de organização do seu evento, desde a procura do local até a realização do evento.

Forme uma equipe para ajudá-lo

Para que tudo ocorra bem durante o evento é preciso contar com pessoas capacitadas e experientes. Uma boa equipe que poderá auxiliar no planejamento e execução é indispensável para o sucesso do evento. Por isso, analise quais pessoas será preciso para compor a equipe. Você poderá fazer isso durante as reuniões e cultos da igreja e  observar a habilidade e os dons de cada um individualmente

Delegue responsabilidades

Para não sobrecarregar uma pessoa só e para que cada um assuma aquilo que sabe e gosta de fazer, é necessário organizar as responsabilidades. Lembre-se de deixar a equipe sempre informada de metas e prazos, e sobre feedbacks que cada ação vai apresentando.

Escolha um local com estrutura adequada

A escolha de um local que atenda às exigências do evento e que comporte a quantidade prevista de pessoas é muito importante.

Na escolha do local, várias questões precisam ser levantadas, como por exemplo: o espaço contém banheiros suficientes? Oferece segurança ao público? Possui serviço de lanches dentro e fora do local? Existe acessibilidade ao transporte, etc.

Trace uma estratégia de divulgação

A divulgação do evento é fundamental para seu sucesso. Não é preciso gastar muito, tendo em vista os diversos meios que a internet oferece.

Por isso, pense onde seu público está. A mídia do seu evento deve ser direcionada. As redes sociais podem ser uma forte aliada para anunciar dia, hora e local. Crie publicações para gerar interações e despertar o interesse das pessoas pelas atrações e programação de todo o evento.

A divulgação boca a boca também ainda é bastante viável. não importa se a mídia é impressa ou virtual, reserve um tempo com antecedência e distribua folhetos, fixe cartazes nos locais de circulação do seu público. 

Ofereça inscrições on-line

Para evitar estresses desnecessários com filas no dia do evento e ter maior controle sobre a quantidade de participantes, utilize uma plataforma que ofereça comodidade aos participantes. Disponibilize inscrições antecipadas.

Com a nossa plataforma é possível organizar e agendar todos os eventos e programações que ocorrerão na sua igreja.

Cadastre todos os cultos, seminários, congressos, etc. Uma coisa legal é que os membros serão avisados no app sempre que houver um evento se aproximando.

É possível adicionar mais informações detalhadas, tais como Privacidade (público ou particular), Repetição (diário, semanal, mensal), Categoria, Local do evento, Observações.

Também há o recurso do MURAL, onde você pode publicar as imagens em destaques como avisos para que os membros ao abrir o aplicativo da igreja  possam visualizar esses destaques.

Ao adicionar um item no mural, é possível também definir um link externo, para que, ao clicar, leve para uma página da internet.

A página de ANOTAÇÕES é particular, onde você pode organizar suas anotações com segurança, e os registros inseridos estarão disponíveis somente para você.

Ao longo deste artigo você viu que organizar um evento nas igrejas é um processo que envolve organização, controle e muita dedicação. Após tudo o que apresentamos, é hora de colocar em prática e seguir o que foi planejado para entregar ao público o que foi prometido.

Claro que imprevistos podem acontecer, por isso, é muito importante que você tenha um plano B. 

Cumprindo bem as etapas que apresentamos aqui, as chances de seu evento ser um sucesso serão grandes!

E então, gostou do post? Comenta aqui embaixo.

Cadastre- se agora mesmo no enuves e conheça os diversos recursos que temos para a gestão da sua igreja.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *