10 estratégias para o crescimento da igreja

A igreja tem a missão de impactar vidas e alcançá-las para o Reino de Deus. Sem evangelização não há salvação. E nenhuma igreja verdadeiramente cristã pode esquecer que só crescerá em números se estiver crescendo em espírito. Atos 2:42-47

O crescimento é um processo natural promovido por Deus a toda a criatura e na igreja não é diferente. É Deus quem dá o crescimento:

“Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Mateus 16:18

Sabemos que o processo de crescimento de uma igreja é algo que existe muita persistência, muito trabalho, paciência e muita confiança em Deus, e que a maioria das igrejas estão sempre buscando formas de trazer novas pessoas para que a igreja cresça.

Mas não existem regras específicas ou uma fórmula secreta que faça com que a igreja cresça, apenas muita fé em Deus e a capacidade que Ele nos dá para realizarmos as suas obras.

Para ajudar a sua congregação, destacamos aqui algumas estratégias que podem auxiliar no crescimento da sua igreja.

Tenha uma equipe de recepção incrível

As pessoas visitam as igrejas por vários motivos. E como sua igreja tem recepcionado essas pessoas?

A recepção é o rosto da igreja. É o primeiro contato que uma pessoa que entra pela primeira vez na sua igreja vai ter. Por isso, capacitar pessoas para receber bem quem vai pela primeira vez à sua congregação é um grande passo para a conquista daquela vida.

Veja essas dicas para melhorar a recepção da sua igreja.

Trabalhe com células ou pequenos grupos

São as pessoas da sua igreja que poderão levar outras pessoas a conhecer a congregação.

Células e pequenos grupos são essenciais nas igrejas e é uma marca de igrejas que crescem, pois são ótimas para estratégia de evangelismo.

As células podem realizar visitas em outras casas, como por exemplo, de um vizinho, amigo ou de um familiar de algum participante da célula e assim, começar o processo de evangelização. 

As células também podem visitar outros lugares como, hospitais, asilos, orfanatos, escolas, ou seja, é uma maneira de levar o amor de Cristo e sua Palavra para pessoas que estão distantes da comunhão congregacional. 

Organize eventos sociais

Os eventos nas igrejas devem ser pensados de forma estratégica para a comunidade a fim de atrair mais pessoas para Cristo, pois muito além de gerar entretenimento e lazer para as pessoas, os eventos sociais das igrejas são uma forma de evangelismo, pois além de oferecer algum tipo de serviço para a comunidade, é uma maneira de evangelizar de um jeito mais criativo e convidativo.

Veja 8 passos para organizar um evento na sua igreja.

Seja presente nas redes sociais 

A igreja precisa buscar formas de como caminhar no ambiente digital, pois é onde a maioria das pessoas estão.

Atualmente, torna-se cada vez mais necessário a igreja estar neste meio, ou seja, a igreja precisa entender a importância da presença digital para utilizá-la como meio de propagação da palavra de Deus.

Quer saber como produzir conteúdos relevantes para a sua igreja? Clique aqui.

Encoraje os membros a repostar os convites

Ajude a divulgar sua igreja. Toda vez que a equipe de mídia tiver divulgado a programação em forma de flyer nos grupos da igreja, você tem a oportunidade de estimular os membros a estarem repostando essa imagem sobre o culto,a programação, ou o evento da sua igreja para outras pessoas, ou outros grupos nos quais eles estão inseridos.

Essa é uma forma de fazer com que os convites dos cultos sejam compartilhados para mais pessoas que estão fora do convívio da igreja.

Aproxime a igreja 

Através de eventos de comunhão, como por exemplo, retiros, almoços, acampamentos, gincanas, festas e etc.

Esses momentos estimulam o relacionamento e a comunhão e é uma maneira de manter as pessoas unidas. Não adianta a sua igreja ganhar as pessoas para Cristo  e não pensar em formas de inseri-las e mantê-las  em uma vida de comunhão.

O corpo de Cristo precisa de manutenção da fé e da comunhão.

Incentive o Evangelismo criativo

O Evangelho é uma boa notícia sobre a salvação de Jesus Cristo mas, quando falamos deste trabalho, logo pensamos que é algo tão difícil e complicado de se fazer que começamos a pensar que não estamos preparados o suficiente e nem aptos para essa obra.

Mas isso não precisa ser algo tão pesado a se fazer e nem quer dizer que você só deverá falar sobre Jesus o tempo todo. A intenção é sempre falar sobre o Reino de Deus quando surgir a oportunidade certa.

Listamos algumas dicas de evangelismo criativo para mobilizar todos da sua igreja nessa importante missão. Para conferir, clique aqui.

Nunca pare de orar

A igreja precisa estar sempre em oração, por seus líderes, por seus irmãos na fé, pelas obras e causas da igreja, e principalmente pelas obras de evangelismo da igreja. 

É essencial que a igreja ore para que Deus coloque as pessoas  no caminho da evangelização da igreja, para que a Palavra de Deus surta efeito na vida delas. 

Não orar pela igreja só evidencia que os membros não contribuem com o seu crescimento.

Tenha uma linguagem de reino de Deus

As mensagens da sua igreja precisa ser voltadas para o Reino de Deus.

Nada melhor do que, como corpo de Cristo, oferecer às pessoas uma igreja saudável que cumpre o o plano eterno de Deus realizado por Jesus Cristo.

Consolide os novos convertidos

As pessoas novas que chegam na igreja precisam ser nutridas e alimentadas da palavra de Deus para que sejam alicerçadas na rocha que é Jesus.

Muitas igrejas se encontram estagnadas pela falta dessas e outras processos necessários para o crescimento da igreja.

Se sua igreja pensa em ferramentas que otimizem o trabalho da sua congregação, o enuves é a solução.

O enuves é uma plataforma de gestão e comunicação que atende as necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Comece agora mesmo a pôr a sua igreja em ordem. Cadastre sua instituição gratuitamente e já comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais a sua experiência.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta