Comunicação assertiva: dicas para colocar em prática na sua igreja

As relações humanas são fundamentais para a vida, mesmo que sejam conflituosas, difíceis de lidar, estaremos sempre nos relacionando pois fomos criados para isso. Sem nos relacionarmos e estarmos rodeados por pessoas, a vida seria muito difícil.

Por esse motivo, por termos essa necessidade de nos relacionar com os outros, é que uma boa comunicação se torna essencial.

Em nossos dias, com tantos meios e formas que temos para nos comunicar, torna- se primordial passar informações ou nos expressar de forma clara dinâmica e respeitosa, tanto de forma presencial como pelas diversas plataformas online que hoje a tecnologia e o meio digital nos proporcionam. 

Na igreja, vemos a necessidade do uso de uma comunicação que expresse o evangelho de maneira segura, sem hesitações e é claro, que não desrespeite as individualidades dos outros. Estamos falando da comunicação assertiva.

Você sabe do que se trata? Se você não faz ideia do que seja uma comunicação assertiva e quer saber como aplicá-la na prática em sua igreja, continue a leitura.

O que é comunicação assertiva?

Uma busca no dicionário vai nos revelar que a palavra assertivo é uma característica de alguém que expressa algo de maneira firme e objetiva, alguém quem se expressa com segurança, demonstrando decisão em suas palavras; autoconfiança.

Ou seja, uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica de forma com que outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas sem deixar de lado o ponto de vista das outras pessoas. Quando bem aplicada, promove bons diálogos e permite maior colaboração.

Jesus foi exemplo de empatia e humildade em todos os seus atos. Ele soube com certeza usar a comunicação assertiva porque sua palavra comunica autoridade. Cristo fazia com que sua comunicação fosse ampla em todos os sentidos.

Então, como aplicá-la na igreja?

Cristo deseja que, como líderes, aqueles que cuidam das pessoas da sua igreja sigam seu exemplo no trato com as pessoas, ou seja, trabalhar da forma como Ele trabalhou para cativar, cuidar e edificar.

Abaixo algumas dicas de como usar a comunicação assertiva na sua igreja:

Entenda o outro

“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei”.

Romanos 13:8

Na convivência com a membresia você descobrirá como cada pessoa se comporta, seus gostos, suas dificuldades, como se comunicam, enfim suas particularidades.

Dessa forma, você descobrirá como preferem ser alcançados para que assim exerça uma comunicação de respeito e que facilite a troca de informações.

Cuidado com a linguagem 

“A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Provérbios 15:23

O modo como você fala, a maneira como você se expressa e a linguagem que você usa são pontos muito importantes para serem observados. Muitas vezes nos esquecemos de avaliar se estamos de fato sendo assertivos ou ao invés disso, estamos sendo agressivos, ou simplesmente mal interpretados.

Sem o cuidado necessário, é possível que você seja mal interpretado. Por isso, seja claro e objetivo na mensagem que deseja passar e a faça de maneira breve e básica.

Escolha o momento e o tempo certo para se manifestar

É fundamental saber a hora de falar e o momento certo para isso. Quando agirmos ou falamos algo precipitadamente nos comprometemos e podemos deixar de lado a sensibilidade, e a capacidade de pensar antes de falar.

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,

Tiago 1:19

Guie para alcançar os objetivos da igreja 

É preciso ser assertivo na hora de delegar e explicar tarefas de acordo com as capacidades de cada um sem sobrecarregar ninguém. Dessa forma ficará mais fácil trabalhar em equipe preservando a união.

Tenha conhecimento específico

Sem embasamento, boas leituras e domínio da língua falada e escrita, ficará difícil se comunicar, além de que, um líder na igreja precisa ter conhecimento bíblico para guiar, cuidar de pessoas e gerir a sua congregação.

A comunicação assertiva faz parte de uma boa gestão e se você deseja ter sua igreja organizada o enuves tem ótimas funções para a gestão da sua igreja.

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

3 comentários

  1. Olá Enuves, adorei o conteúdo!
    Veja também que interessante: https://go.hotmart.com/T72933471I

    Depois desse curso você se sentirá mais seguro para servir no ministério de comunicação da sua igreja, pois receberá as ferramentas e estratégias adequadas para o ambiente digital e poderá cumprir com excelência o chamado que o Senhor tem pra sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *