Descubra como promover a comunicação interna na sua igreja

A comunicação interna tem papel fundamental para que sua igreja tenha clareza nas informações. Afinal, quando se desenvolve pregações, ações sociais, eventos, projetos e demais tarefas, a comunicação se torna essencial seja ela feita pelo meio que for.

O ministério de comunicação na igreja é uma das peças chaves para garantir clareza nas informações, por isso, compreender que a comunicação não deve ser só gerada no púlpito da igreja, torna a comunicação interna mais completa promovendo harmonia nas relações.

Já que estamos falando de comunicação interna, você sabe o que é uma comunicação interna?

Pense na sua igreja com todas as pessoas  envolvidas em atividades, projetos e demais atividades que fazem com a sua congregação se mantenha ativa e frequentada. Então, a comunicação interna são as ações responsáveis por manter todos informados acerca das atividades da instituição. Ela é primordial para estreitar os laços com todos os envolvidos promovendo espaço para sugestões, conquistas, resoluções de problemas, debates e etc.

Para a praticar uma boa comunicação interna na sua igreja  vamos te dar algumas dicas:

Desenvolva empatia

Compreender as necessidades das outras pessoas, sentir suas dores, anseios, conquistas e alegrias é desenvolver empatia. 

Isso significa que todas as ações de comunicação serão voltadas para a valorização da individualidade de cada um, ou seja, sentimentos podem interferir no entendimento da mensagem, por isso é importante pensar em que interpretações as ações de comunicação da sua igreja podem gerar. 

É preciso saber ouvir para identificar interesses em vários projetos que são feitos, E é fundamental se assegurar de que estão entendendo perfeitamente o que estão ouvindo e vendo.

Dessa forma, além de dar atenção a todos e garantir que estão sendo vistos e ouvidos, você desenvolve boas relações promovendo ações de comunicação internas assertivas.

Reúna-se periodicamente

É evidente que para que haja uma boa gestão na igreja as equipes precisam realizar reuniões constantes com as lideranças. Essas reuniões, servirão para debater os assuntos em pauta e procurar resoluções de problemas, além de dar informações transparentes acerca da saúde financeira da igreja, assim também como todas as ações planejadas para eventos e projetos que deverão ser realizados.

Assim, a igreja estará evitando que ruídos aconteçam na comunicação gerando possíveis problemas.

Um único líder

Quando a equipe de comunicação da igreja responde a vários líderes, todo e qualquer projeto tende a se tornar um caos, todos os esforços podem se tornar desorganizados e sem coerência.

Além de que, sem ter um único líder para essa área, há dificuldade em ter um único ponto de acesso com a equipe pastoral e ministerial, falta de planejamento das ações de comunicação e alguém que possa cuidar e captar e discipular voluntários.

Portanto, é importante que haja uma única liderança que passe todas as informações para os restantes como forma de uma comunicação mais adequada.

Comunicação clara e assertiva

Na igreja temos diversas pessoas, cada uma com sua personalidade e suas particularidades, por isso, a necessidade de saber se comunicar de forma clara e objetiva empregando uma linguagem leve e descontraída, escolhendo um vocabulário simples e direto.

É muito melhor manter uma proximidade, empregando uma linguagem mais leve do que uma formal e rebuscada. Portanto, para manter bons feedbacks das informações e manter clareza sem deixar de lado o perfil da equipe é fundamental se expressar de forma dinâmica e respeitosa, segura, sem hesitações respeitando as individualidades dos outros.

Para saber mais sobre a comunicação assertiva e como ela ajuda a comunicação interna da sua instituição, clique aqui e saiba como colocá-la em prática na sua igreja.

A comunicação é algo intrínseco à vida humana. E a comunicação interna faz parte de uma boa gestão. Sem uma comunicação eficiente é impossível interagir entre si e manter os processos alinhados. 

A comunicação interna precisa estar alinhada com o propósito e objetivos da igreja e é muito necessário que a igreja transmita a mensagem de forma estratégica a fim de gerar bons resultados no ambiente interno e externamente.

Se sua igreja deseja ter um bom funcionamento em sua comunicação, convidamos você a conhecer a nossa plataforma de gestão e comunicação para igrejas.

o enuves é uma plataforma de gestão e comunicação que atende as necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Comece agora mesmo a por em ordem as atividades da sua congregação com o enuves. Cadastre sua instiutição garatuitamente e jpa comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais a sua experiência.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *