Igreja que acolhe: dicas para melhorar a recepção da igreja

As pessoas visitam as igrejas por vários motivos. E muitas vezes esses motivos podem estar associados ao lado emocional. Elas não vão apenas para conhecer a sua igreja ou porque uma pessoa a convidou, mas talvez possa estar querendo ouvir palavras de conforto e esperança, se sentir acolhido, enfim, talvez possa até estar em busca de refúgio para os problemas que enfrentam.

E como sua igreja tem recepcionado essas pessoas?

Sabemos que há muitas formas das igrejas recepcionar uma pessoa nova na igreja porém, fazer com que a experiência dela com a igreja seja positiva não é tão simples assim como se imagina.

Sendo assim, a recepção da igreja precisa estar atenta a muitos pontos em relação a receber pessoas, ou seja, a igreja precisa se preparar antecipadamente para receber visitantes para que assim as pessoas possam compreender o real valor da comunhão. 

Uma igreja só vai ser reconhecida como acolhedora à medida que ela for vista pela maneira como cada pessoa é tratada, na maneira de pastorear, integrar, demonstrar misericórdia e amor, e trabalhar no consolidação dos grupos de comunhão e na maneira de servir dos diferentes ministérios.

A recepção é o rosto da igreja. É o primeiro contato que uma pessoa que entra pela primeira vez na sua igreja vai ter. Então, se sua igreja possui uma equipe de recepção, essas dicas podem ser bastante aproveitadas.

Tenha um sorriso no rosto

Uma igreja acolhedora valoriza os relacionamentos entre os irmãos participando mutuamente da obra do evangelho, das dores e alegria do próximo, do partir do pão e das orações.

“Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada”.

Hebreus 13:16

É muito importante fazer com que os visitantes notem isso em seu primeiro contato com a igreja. Não há nada mais constrangedor do que chegar em um lugar e perceber que as pessoas não possuem união ou não ser bem recebido, ou ter a sensação que sua presença passou despercebida. Logo o visitante não vai querer retornar.

Assim, incentive a sua equipe de recepção a ter sempre um sorriso no rosto para receber as pessoas, tanto os visitantes quanto aqueles que já fazem parte do corpo.

Toda pessoa se sente melhor quando é recebida com um sorriso.

Seja comunicativo

As pessoas que atuam na equipe de recepção na igreja, precisam ser comunicativas, expressar gentileza, atenção e simpatia. Como na dica anterior foi falado da importância de receber os visitantes com um sorriso no rosto, não tem como deixar de cumprimentar a pessoa que vai pela primeira vez à sua congregação. E isso, requer boa comunicação, ou seja, cumprimentar bem, perguntar seu nome, dizer a ela como é importante a sua presença, como ela é especial, enfim, saudar a pessoa calorosamente.

Dessa forma, você estará garantindo uma boa experiência a ela, uma boa acolhida e quem sabe a volta dela para que assim, mantenha-se o contato com esta pessoa.

Tenha um formulário para visitantes

Faça uma ficha e preencha com as informações básicas do visitante, como por exemplo, um campo para adicionar seu nome e telefone, essas informações serão necessárias para manter contato futuramente mantendo a pessoa mais amada e cuidada, além de garantir que ela fique informada a cerca das programações da igreja.

No enuves temos uma aba exclusiva para formulários onde você pode criar diversos formulários com inscrição e a pessoa que está na recepção pode preencher os dados e salvar as informações daquele visitante no sistema.

Direcione o visitante até um local para se sentar

Quando uma pessoa vai pela primeira vez a um lugar, ela não sabe ao certo o melhor assento para se sentar ou onde ficará mais à vontade.

Na igreja, há sempre visitantes que vão sozinhos ou acompanhados mas que nunca colocaram os pés na sua instituição. Por isso, por não conhecerem bem o espaço, não saberão direito que lugar ficará melhor para acompanhar toda a programação. 

Por esse motivo, não as deixe perdidas. Logo que essas pessoas chegarem, você deve cumprimentá-las e direcioná-las até um lugar para se sentar.

Acompanhe a pessoa até o local determinado, não aponte e deixe ela ir por conta própria, a leve até o assento. Isso demonstra cuidado e atenção e faz com que a pessoa se sinta especial, além de passar uma boa impressão de gentileza.

Desenvolver pessoas para receber bem quem vai pela primeira vez à sua igreja é um grande passo para a conquista daquela vida. Na primeira vez que a pessoa é bem recebida ela vai querer voltar outras vezes, apenas por que se sentiu confortável naquele lugar, bem recepcionada e ver que na sua congregação há pessoas acolhedoras e que se importou dela estar ali.

Essas são algumas dicas bem simples que fazem toda a diferença em qualquer equipe de recepção. É necessário compreender que é com esta equipe que o visitante fará seu primeiro contato, então, se não há preparo para receber novas pessoas e a recepção é feita de maneira superficial, logo o visitante terá uma imagem negativa da sua igreja e provavelmente não vai retornar.

E aproveitando que estamos falando de visitantes, você já pensou na possibilidade deles se tornarem membros permanentes?

Com a chegada de novas pessoas há a necessidade de  ficar mais próximo deles para ensinar os passos necessários para a sua nova caminhada no Reino.

Pensando nisso, a nossa plataforma criou o módulo de Acompanhamento Pessoal na aba ENSINO, especialmente para ajudar as instituições nessa fase, ela serve justamente para cadastrar esses novos membros e um líder responsável pelos encontros, para que sejam ministrados estudos com temas específicos relacionados à nova vida em Cristo.

Essa função está disponível apenas na web em enuves.com

Já conhece a nossa plataforma de gestão e comunicação para ajudar a sua igreja a se conectar de maneira mais eficiente com seus membros além da oportunidade de gerenciar todas as demandas de maneira mais eficaz?

Não? Então está esperando o que para conhecer e começar a usar agora mesmo?

Para maiores informações , entre em contato com a nossa equipe de atendimento. 

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.