7 chaves para sua igreja crescer em 2023

Todo final de ano é um período muito especial para muitas igrejas, pois é tempo de olhar para o futuro repensando tudo que foi feito durante o ano que passou.

Nessa época, é muito comum que a liderança tenha a mesma sensação de todos os anos, de que a igreja não cresce, que as pessoas ainda continuam no mesmo lugar, que as estratégias são sempre as mesmas, as pessoas não sobem de nível, enfim, começam a refletir sobre tudo que aconteceu durante o ano, e avaliam o que deu resultado e aquilo que não trouxe fruto.

Sabemos que o processo de crescimento da igreja é um assunto muito complexo que envolve muitos fatores diferentes. Algo que envolve muita persistência, muito trabalho, paciência e muita confiança em Deus.

Enquanto o crescimento pode ser um objetivo importante, vale lembrar que ele não é a única medida de sucesso de uma igreja e que é importante manter os valores e a missão da igreja em mente ao planejar o crescimento.

Para ajudar a sua congregação, destacamos aqui 7 chaves para auxiliar no crescimento da sua igreja em 2023

Visão clara

Onde você deseja ver o crescimento de toda congregação?

Todo líder precisa ter visão. Há muitos que possuem muita capacidade mas não possuem visão, não conseguem estabelecer onde a igreja precisa estar e muito menos estabelecer metas para alcançar os objetivos centrais da igreja.

O que acontece com muitas igrejas que acaba inibindo seu crescimento, é ter um líder que não prepara seus membros para trabalhar em cima de alvos físicos, espirituais e numéricos.

Planejamento anual

Defina o calendário anual onde você possa colocar os eventos e planos da igreja. Essa estruturação irá auxiliar os gestores na aplicação dos recursos e permitir que os membros dos ministérios saibam quais ações executar.

O início de qualquer planejamento para a sua igreja deve ser determinar o que a igreja já possui de bom e o que ainda pode melhorar para que problemas possam ser solucionados e para que desafios e oportunidades sejam identificados.

A liderança deve observar aquilo que impactará de forma negativa ou positiva a igreja e precisará contar com uma equipe disposta e comprometida para pensar em todo o plano de forma estratégica.

Todo o processo de planejamento da sua igreja deve ser um processo contínuo. Pois, conforme vão aparecendo os resultados, essas informações irão aperfeiçoar ainda mais os processos.

Definição de metas grandes

Antes mesmo que o ano comece, você precisa definir metas que pareçam num primeiro momento difíceis de realizar, mas que devem ser colocadas nesse planejamento para que sejam divididas em pequenas metas para te ajudar a obter um resultado final.

Fazendo dessa forma, você garante que essas metas grandes sejam realizadas. Pois quando olhamos para algo que parece grandioso e difícil de conquistar temos a tendência de desistir logo nos primeiros momentos, mas quando dividimos uma tarefa em pequenas etapas, fica mais fácil se organizar e trabalhar para o alcance de um objetivo.

Aplicar o PDCA para pequenas metas

O PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta de gerenciamento de processos que pode ser usada para agir em qualquer tipo de meta, incluindo metas pequenas.

A sigla significa Planejar (Plan), executar (Do), verificar (Check), e agir (Act) e essas quatro etapas permitem que você melhore continuamente os processos da sua igreja.

Para aplicar o PDCA em pequenas metas, é importante ser específico e definir claramente a meta e as etapas necessárias para alcançá-la. Além disso, é importante monitorar o processo regularmente e fazer reajustes todas as vezes que forem necessárias.

Aqui está como você pode aplicar o PDCA em metas pequenas:

Planejar: Defina a meta e crie um plano para alcançá-la. Isso inclui identificar os recursos e as etapas necessárias para atingir a meta.

Fazer: Execute o plano, tomando medidas especificas para atingir a meta.

Verificar: Verifique todo o progresso da meta, avaliando se as ações tomadas estão sendo eficazes.

Agir: Ajuste o plano e tome medidas corretivas se necessário para garantir que a meta seja alcançada. Se o plano estiver funcionando, continue fazendo o que já está sendo feito.

Usar ferramentas de gestão 

Se deseja ter sucesso em todos os processos da sua igreja, você precisa contar com um sistema com recursos que servirão como facilitadores para várias demandas da sua congregação.

Conte com o enuves em 2023 para uma melhor gestão da sua igreja. Não poderíamos deixar você sem uma direção, afinal a gestão de uma igreja é um assunto muito importante.

Por isso, estamos aqui para te lembrar que o enuves é uma plataforma que possui recursos bastante úteis para a gestão da sua igreja, auxiliando de modo com que o fluxo de trabalho seja mais atrativo e automatizado.

Ter consistência nas redes sociais 

A igreja precisa buscar formas de como caminhar no ambiente digital, pois é onde a maioria das pessoas estão.

A presença constante da igreja nas redes sociais pode ajudar a promover eventos e atividades, manter os membros da igreja atualizados e conectados, e até mesmo atrair novos membros. Além disso, as redes sociais podem ser uma ótima maneira de compartilhar o amor de cristo e o evangelho com um público mais amplo.

Quer saber como produzir conteúdos relevantes para a sua igreja? Clique aqui.

Oração e jejum

A oração e o jejum são práticas espirituais fundamentais para a vida da igreja, pois é necessário que a membresia esteja sempre em oração, por seus líderes, por seus irmãos na fé, pelas obras e causas da igreja, e principalmente para o seu crescimento.

Ambas as práticas são mencionadas na Bíblia e são encorajadas como meios de aprofundar nossa relação com Deus e buscar Sua vontade.

É essencial que a igreja ore para que Deus abençoe as pessoas que fazem gestão da igreja, para que a liderança trabalhe verdadeiramente para o reino e para que a Palavra de Deus surta efeito na vida de todos.

É importante lembrar que a oração e o jejum são práticas espirituais e devem ser feitas com um coração sincero e um desejo de se aproximar de Deus.

Organizar sua igreja nunca foi tão simples.

Pronto para começar 2023 com mais eficácia na gestão e comunicação da sua igreja?

Comece agora mesmo a pôr a sua igreja em ordem. Cadastre sua instituição gratuitamente e já comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais a sua experiência.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Um comentário

  1. Amo minha icb

Deixar uma resposta