Três tipos básicos de Governo Eclesiástico nas igrejas

Desde o inicio da fundação das igrejas existem modelos de governos eclesiásticos e se estende até os dias de hoje, existem vários modelos, porém hoje gostaríamos de abordar apenas esses três modelos básicos que são bastante conhecidos.

Governo eclesiástico episcopal

É um tipo de governo onde o pastor presidente ele tem todo o poder de decisão, o que geralmente é comum esse tipo de governo em igrejas pequenas. Isso se dá devido a ausência de uma equipe formada, onde possa dar auxilio para esse pastor, ajudando-o nas tomadas de decisões. Sendo assim fica sobre a responsabilidade do Pastor as tomadas de decisões e outras ações.

De certa forma isso se torna mais ágil, porém muitos podem até pensar que esse tipo de governo é algo ditador, mas não é bem assim, isso acontece muitas vezes pela falta de uma equipe, de pessoas para ajudar esse pastor a tomar decisões.

Esse tipo de governo precisa se atentar ao seguinte ponto: Todas as decisões e ações precisam ser claras e transparente.

Governo eclesiástico congregacional

Este tipo de governo ele é o contrário do episcopal, pois aqui tem decide e toma as decisões é a congregação, os membros , e não o pastor e a liderança sozinhos.

O lado positivo desse tipo de governo é que tudo é esclarecido, e muito mais transparente. Por outro lado o ponto negativo é que existe uma morosidade em todas as ações, ou seja tudo precisa ser passado por assembleia, até menos coisas mínimas como a compra de um bebedouro que é algo que toda a igreja precisa. Ainda assim para essa simples compra é necessário passar por assembleia para saber se será aprovado a compra desse bebedouro.

Então nota-se que ele realente é o contrário do primeiro modelo, pois no primeiro o próprio pastor já teria definido a compra sem necessitar de toda a burocracia.

Governo eclesiástico presbiterial

Bom esse tipo de governo ele já é uma mistura do episcopal com o congregacional, porém a diferença é que entre o presidente e a congregação, existe um grupo de pessoas que forma um conselho, mais conhecido como: Conselho Fiscal .

O governo Presbiterial é composto pelo presidente e por um conselho que ajuda nas tomadas de decisões, realizando filtros, esses filtros servem para saber se de fato o assunto é de grande relevância e se é necessário repassar para toda a igreja. Então basicamente esse filtro traz uma certa agilidade nas tomadas de decisões, fazendo com que o planejamento aconteça e dessa forma tudo caminhe com mais agilidade.

A plataforma enuves é sistema e aplicativo que você pode acessar através do seu celular baixando o app e também através do site enuves.com
Aproveita e acessa o nosso site ou baixe o app, cadastre a sua igreja e comece a organizar hoje mesmo, e tenha tudo sobe controle na palma da sua mão.

Josiane Ribeiro
Josiane Ribeiro
Artigos: 85

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.