O ministério de dança da igreja tem três principais propósitos: adoração, ministração da palavra e evangelização.
A dança não é apenas movimento; não basta criar passos ou fazer coreografias bonitas. A adoração com dança é uma entrega, representando uma forma de adorar a Deus através dos movimentos, levando a palavra e ministrando na vida das pessoas por meio deles.
Se você faz parte do ministério de dança, confira essas dicas que vão ajudar o seu ministério
Oração
A oração é a chave para tudo na vida do cristão. É muito importante estabelecer momentos de oração e santificação para o seu ministério. Portanto, inclua no cronograma do ministério dias de consolidação, nos quais todos possam se reunir para um momento de oração e leitura da palavra, permitindo que o Senhor os instrua sobre novos passos e ministrações.
Ensaios
O ministério de dança requer tempo e dedicação para elaborar coreografias. Portanto, monte uma escala com dias e horários de ensaios. Além disso, elabore um plano de ação para os ensaios. Neste plano, descreva como o ensaio será conduzido, incluindo se começará com oração, seguido por alongamentos e, em seguida, montagem dos passos. Ter um cronograma de como o ensaio será conduzido facilita muito para evitar desperdício de tempo.
Roupas e acessórios
As roupas do ministério de dança precisam ser vestimentas comportadas e que permitam movimento na maioria das vezes. Realize pesquisas e invista em roupas e acessórios que possam ser utilizados em mais de uma coreografia.
Elabore um planejamento em relação às roupas do ministério, determinando quantas peças serão confeccionadas por ano e como os recursos serão arrecadados para a sua produção. Decida se as roupas serão propriedade do ministério ou se serão adquiridas por quem as estiver financiando. É crucial estabelecer essa comunicação de forma clara.
Reuniões e Feedbacks
A liderança precisa estar aberta a feedbacks. Nem tudo precisa ser necessariamente acatado, mas ouvir os membros e estabelecer uma comunicação assertiva faz toda a diferença para a equipe. Portanto, realizem reuniões pelo menos uma vez por mês para avaliar o ministério, ouvindo a todos.
Apresentações
Antes de realizar qualquer apresentação na igreja, é interessante que o ministério sempre faça uma oração, entregando a Deus a apresentação. Se possível, cheguem mais cedo do que todos e apresentem a coreografia primeiramente a Deus. Posteriormente, durante o culto, ministrem para a igreja.
Tenham um calendário com as principais atividades e congressos que a igreja irá realizar durante o ano. Dessa forma, vocês conseguirão trabalhar de forma mais organizada e eficiente.
Todas essas dicas são essenciais para cada ministério. Aproveitem para colocá-las em prática.
Você conhece o enuves? O enuves é uma plataforma de gestão e comunicação para igrejas, com diversos módulos que vão desde cadastros de membros até organização financeira. Cadastre a sua igreja gratuitamente através do site enuves.com ou baixe o aplicativo enuves para começar a usar.